Back

Jarbas Barbosa integra grupo global contra epidemias

Preparação para epidemias

Jarbas Barbosa integra grupo global contra epidemias

Grupo foi instituído pela Organização Mundial da Saúde para coordenar a elaboração de uma estratégia global de controle e enfrentamento de epidemias.
Por: Ascom/Anvisa
Publicado: 08/02/2017 18:08
Última Modificação: 08/02/2017 18:14

 

O diretor-presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, está em Genebra, Suíça, onde participa de reunião do Scientific Advisory Group of the research and development blueprint (grupo consultivo científico para um plano de pesquisa e desenvolvimento), da Organização Mundial de Saúde (OMS), conhecido como R&D Blueprint.

Ao lado de outros 20 especialistas na área de saúde de todo o mundo, Barbosa integra, como convidado da OMS, esse grupo, que tem o objetivo de traçar uma estratégia global e um plano de preparação que permitam a rápida intervenção em ações de combate a epidemias.

A partir desta estratégia, o R&D Blueprint busca acelerar a oferta de testes, vacinas e medicamentos eficazes que podem ser usados para salvar vidas e evitar crises de grande escala.

Convocada pela OMS, a ampla coalizão global de origina-se de diversas áreas médicas, científicas e regulamentares. “Essa inciativa vai possibilitar uma melhor coordenação global para que as respostas às novas emergências de saúde pública sejam mais rápidas e efetivas, com o desenvolvimento de kits diagnósticos, vacinas e medicamentos”, destaca Jarbas Barbosa.